Causa da Obesidade Infantil

Olá!!!

Bem Vindo mais uma vez a Nosso Blog, é muito bom ter você por aqui, significa que está preocupado com sua saúde e esperamos conseguir chamar sua atenção para o assunto que abordaremos “a saúde de seu filho”.

O assunto é sérioooooooo…e por isso achamos muito importante aborda-lo aqui, afinal está semana no dia 03/06 foi marcado pelo dia da conscientização da obesidade infantil.

De acordo com relatos da Organização Mundial da Saúde, a obesidade infantil tem crescido em média 10% a 40% na maioria dos países europeus nos últimos 10 anos.

Obesidade ocorre mais frequentemente nos primeiros anos de vida, entre 5, 6 anos e na adolescência.

Tem-se observado um aumento da obesidade, e esta estritamente relacionado a mudanças no estilo de vida, as brincadeiras foram substituídas pelo tempo a frente da televisão, vídeo games e computadores. além disso há também o forte apelo comercial para consumir produtos ricos em carboidratos simples de fácil manuseio contendo alto teor de gorduras e calorias, o famoso “fast food”, esses produtos tem menor custo para o consumidor final.

Estudos realizados entre 1989 a 1996, pesquisadores observaram a obesidade infantil por 7 anos, descobriram que o maior índice de obesidade afeta crianças entre 5 e 6 anos, nascidas em países subdesenvolvidos e pais com baixa escolaridade.

DEFINIÇÃO AVALIAÇÃO DA OBESIDADE

A definição é muito simples quando não se prende a formalidade cientifica ou metodológicas.

O visual do corpo é o grande elemento a ser utilizado para observar a obesidade, acompanha-se o ganho de peso, o aumento de estatura e aceleração de idade óssea, no entanto, a idade óssea e a estatura se mantém, e em contrapartida o ganho de peso é continuo, antecipando a puberdade que acarreta altura final diminuída, devido ao fechamento precoce das cartilagens de crescimento.

ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA OS PEQUENINOS.


Pesquisa feitas em Abril de 2010 a Dezembro de 2013, evidenciou que o poder da prática sistematizada e orientada do exercício físico desempenha sobre variáveis metabólicas associadas à obesidade infantil.

A prática de exercício proporciona melhora da composição corporal, promoção de potencialidades fisiológicas que envolvem modificações positivas no que diz respeito à promoção de saúde e ao condicionamento físico.
Os principais efeitos fisiológicos e metabólicos proporcionados pelo exercício físico de uma maneira geral são:

  • Aumento de massa muscular esquelética;
  • Ganho de Força;
  • Diminuição dos Estoques de Gordura;
  • Aumento do Gasto calórico;
  • Aumento da Taxa Metabólica de repouso;
  • Aumento da Tolerância ao uso de glicose;
  • Diminuição do estado inflamatório;
  • Melhoria da sensibilidade insulínica;
  • Entre outros.

Demonstra-se que a prática regular de exercício físico é capaz de promover, já na infância adaptações cardiovasculares positivas.

IDADE E TIPOS DE ATIVIDADES

0 a 1 ano – Brincar ao ar livre, correr, saltar, pular, brincar de pular corda para ajudar no desenvolvimento motor da criança.

2 a 3 anos – Até 1 hora e meia de atividade física por dia, como por exemplo: aulas de natação, ballet, lutas marciais, jogos com bolas.

4 a 5 anos – Pode fazer até 2 horas de atividade física por dia, sendo 1 hora de exercícios planejados em aulas e mais 1 hora brincando ao ar livre.

6 a 10 anos – Podem começar a competir como atletas mirins. Devem fazer, pelo menos, 1 hora de atividade física por dia mas não devem ficar parados mais de 2 horas. Pode-se fazer períodos de 3 x de 20 minutos de cada atividade, como jogos, andar de bicicleta, pular corda, natação.

11 a 15 anos – Já pode fazer mais de 1 hora por dia, e já podem competir como atletas. A musculação já pode ser recomendada, mas sem peso excessivo. 

Mamães e Papais tem diversas atividades que podem ser feitas com seus filhos e que proporcionarão a família momentos de lazer inesquecíveis e farão você relembrar dos tempos que brincavam com seus pais, acesse o link e veja como será divertido fazer exercício brincando com seus pequenos.

Conte-nos como foi nos comentário, adoraremos saber sobre a experiência e compartilha-las em nossa rede.

Até o próximo post….

Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.